sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sling pré-histórico


Uma pesquisa coordenada pelo arqueólogo britânico Timothy Taylor, da Universidade de Bradford, mostrou que a evolução humana foi facilitada por um artigo utilizado pelas mulheres da Era da Pedra. A pesquisa foi publicada no livro chamado The Artificial Ape. Timothy Taylor acredita que o aumento do tamanho do cérebro só foi possível pela invenção do baby sling, um carregador de bebês que permitiu que o desenvolvimento físico e mental se desacelerasse:

“Como efeito, com o estilo canguru, as mulheres ancestrais se tornaram marsupiais¹, carregando seres imaturos fora de seus úteros” [...] “A invenção do baby sling permitiu que mais bebês se desenvolvessem com sucesso fora do corpo da mulher, removendo instantaneamente a barreira que aumentou o tamanho da cabeça e do cérebro”.

Slingando com um mês
Antes da invenção do baby sling, datada com pelo menos 2,2 milhões de anos atrás, quando a cabeça do ancestral do Humano começou a crescer, as crianças com maior maturidade física tinha maior propensão a sobreviver, porque cuidar das crianças com um desenvolvimento mais lento era mais difícil e mais perigoso. As mães carregando seus filhos nos braços ficavam mais vulneráveis a ataques de predadores ou de outros humanos do que as mães que usavam o baby sling. Elas eram também capazes de realizar outras atividades economicamente produtivas.

“A invenção do baby sling artificialmente aumentou o tempo da gestação humana”, disse o arqueólogo. Tecnicamente, a gestação termina quando ocorre o parto e os bebês fisicamente maduros que sobreviviam, pois precisariam ser carregados por menos tempo pelas mães. “Graças ao baby sling, nossos ancestrais se tornaram mais espertos”.

¹ MARSUPIAL: infraclasse de mamíferos, cuja principal diferença com os placentários, é a presença, na fêmea, de uma bolsa abdominal, conhecida como marsúpio (do latim marsupium, do qual o nome da infraclasse deriva), onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes. (fonte: wikipedia)

Esta é a tradução de um artigo publicado no The Independent em 2010.  


2 comentários:

  1. Meu filho, o Guilherme, está com 5 meses. Ele tem carrinho e bebê conforto, sendo que quando não estamos de carro tenho que carregá-lo nos braços. E haja braço!!! Ele sente muito calor. Ainda dá tempo de usar o Sling? Se sim, até quantos meses e onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise! O sling dá pra usar desde recém nascido até quando você agüentar o peso dele... Geralmente se usa até os dois anos, mas cada bebê é um bebê e cada mãe é uma mãe né? Enfim, existem diversos modelos. Eu faço e vendo o modelo wrap! É o que eu uso também... Super recomendo! :) existem sites que vendem também!

      Excluir